A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está analisando a minuta de um acordo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para o início das atividades do hospital regional. Segundo a Procuradoria Jurídica da instituição, o documento chegou à universidade na última segunda-feira e está em análise.
Há pelo menos três meses, a Secretaria Estadual de Saúde está em tratativas para que a Ebserh assuma a gestão do hospital regional. Mas isso só pode ocorrer por meio da UFSM, já que a empresa só pode estabelecer vínculos com universidades. A negociação envolve o governo do Rio Grande do Sul, a UFSM, a Ebserh e o Ministério da Educação.
De acordo com o procurador federal Rubem Corrêa da Rosa, a procuradoria da UFSM recebeu a proposta do governo estadual, fez alguns ajustes e encaminhou, nesta sexta-feira, à Reitoria e ao Hospital Universitário (Husm) para sugestões. Depois, a minuta deve ser reenviada ao governo. Isso deve ocorrer entre a semana que vem e a próxima.
Conforme o reitor Paulo Burmann, como ainda está em construção, o conteúdo da minuta não pode ser divulgado. Mas, em linhas gerais, o documento traz o papel que cada órgão terá para o funcionamento do hospital regional. Também fica acordada a doação da área do hospital, depois de pronto, para a UFSM.
_ O acordo trata sobre a forma de implantação das atividades do hospital regional. No que podemos participar nesse processo até que a doação seja efetivada _ disse o procurador.